quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Patrimônio Modernista de Petrópolis.


Em contraponto à matéria intitulada “Imóveis que se Destacam” onde se trabalhou com imóveis que se caracterizam pelo apego ao detalhe e rebuscamento arquitetônico, abundância de particularidades em suas fachadas, frontões, torres, colunas salomônicas, sacadas, beirais, arcos, adornos e outras referências representativas dos estilos espanhol e eclético de arquitetura; trazemos na oportunidade informações e fotos sobre o estilo modernista que também compõe o patrimônio cultural do bairro Petrópolis.



Tratam-se de imóveis onde a característica dominante é o racionalismo e funcionalismo, ou seja, exatamente o oposto à ornamentação arquitetônica exaltada na matéria anterior.








Suas características são as formas geométricas definidas, a falta de ornamentação e a funcionalidade na utilização de adereços típicos modernistas, tais como brises soleils, pilotis, tijolos de vidro e cobogós.



Ou seja, os adereços que por vezes visualizamos nos projetos modernista têm funcionalidade, uma razão pela qual foram empregados na composição da fachada.

Assim, os brises em que pese elementos decorativos e característicos do estilo modernistas, têm a função de regular a incidência solar no imóvel e conferir privacidade a determinado ambiente.





Os cobogós, elementos vazados geralmente em cerâmica das mais variadas cores, têm a função de propiciar a circulação de ar, luminosidade, ventilação e privacidade. Os tijolos de vidro, igualmente, proporcionam interação do espaço interno com a luminosidade externa.




Ainda, os pilotis, pilares com o fim de liberar o espaço sob a edificação.


No modernismo a própria obra é considerada um ornamento na paisagem; duas máximas se tornaram as grandes representantes do modernismo: menos é mais e a forma segue a função. Estas frases sintetizam o estilo modernista de arquitetura.  





A palavra de ordem é priorizar a finalidade do projeto e eliminar ao máximo os ornamentos.










Janelas em fita, terraço jardim e paisagismo com plantas tropicais também são características do estilo modernista brasileiro.






No estado novo, período Vargas, a arquitetura modernista era associada ao progresso da nação e prédios públicos começaram a adotar este estilo arquitetônico em detrimento do ecletismo predominante até então.

Internamente os projetos modernistas caracterizam-se pela amplitude dos ambientes, evitando-se corredores, buscando-se planos abertos, luminosidade e integração do interior com o exterior o que se alcança através da utilização de amplas janelas, por vezes panos de vidro, jardins internos e terraço.

Brasília é uma síntese do movimento modernista; em sua concepção encontram-se todos os princípios que norteiam este estilo arquitetônico. Contudo para se ver de perto referências modernistas, não se faz preciso ir ao Distrito Federal, podemos conhecer suas referências apreciando o Patrimônio Modernista do Bairro Petrópolis.



Petrópolis detém inúmeros referenciais do estilo modernista, assim como do estilo art. decó, californiano e eclético de arquitetura. 





Ilustram esta matéria imagens de alguns imóveis que compõem o patrimônio arquitetônico modernista do bairro Petrópolis de Porto Alegre-RS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário